Links

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Usuários online

Nós temos 7 visitantes online
Formação e Desenvolvimento Profissional de professores que ensinam ciências e matemáticas: ideias, saberes e valores – Área de Concentração Educação Matemática PDF Imprimir E-mail

Coordenador: Tadeu Oliver Gonçalves

OBJETIVO

As ações constantes neste projeto visam investigar processos, ideias, saberes, práticas de (trans)formação, desenvolvimento profissional e de docência em Educação em Ciências e Matemática, em diferentes contextos e espaços amazônicos.

ESPECÍFICOS

• Contribuir para a construção de princípios e práticas de formação inicial e continuada de professores em contextos amazônicos de ensino presencial e a distância;

•Conhecer, por meio de estudos memorialísticos e (auto)biográficos, processos de (auto) formação e desenvolvimento profissional de professores e formadores de professores para o

ensino de Ciências e Matemática;

• Conhecer, para compreender, em que termos experiências formativas podem ser catalisadoras de reflexões docentes sobre práticas de ensino de ciências e matemática, no contexto amazônico;

•Compreender relações de sentido expressas por estudantes de licenciatura e professores de Ciências e Matemática sobre ideias de ‘ciência’ e ‘profissão docente’;

•Investigar que outras/novas aprendizagens, resultantes de experiências de formação  consideradas diferenciadas, repercutem em percepções diferenciadas da prática docente de professores de ciências e matemática no ensino básico.

•Conhecer e relacionar ideias, saberes e processos de formação, desenvolvimento profissional e práticas docentes que expressam movimentos de mudança no ensino de Ciências e Matemática.

•Compreender relações de sentido de docência e desenvolvimento profissional expressas por professores de ciências e matemática no contexto de suas trajetórias de vida pessoal e profissional.

•Analisar as implicações observadas entre movimentos construídos pelo professor ao longo de seu desenvolvimento profissional com seus modos de ensinar e compreender a sua profissão - o ‘ser’ e o ‘estar’ na profissão